Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)
A cidade de Ouro Preto foi a principal cidade brasileira do ciclo do outro, conhecida internacionalmente desde o século XVIII, quando ainda era dividida em dois arraiais, arraial dos paulistas e dos emboabas.
Ouro Preto foi o primeiro sítio considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, e recebeu o título ess título nos anos 80.
Centro Histórico de Olinda (PE)
Principalmente na região histórica, a cidade possui um traço irregular, pois possui muitas colinas íngremes. Como os principais promontórios foram ocupados pelos religiosos, as torres das igrejas se destacam na paisagem.
Recebeu muita influencia da arquitetura portuguesa, e sua arquitetura civil, se compararmos com as outras cidades brasileiras da época, é relativamente simples.
Ruínas Jesuítas-Guaranis de São Miguel das Missões (RS)
Em 1756, o visconde de São Leopoldo, descreveu assim esse grande empreendimento jesuítico : "Na frente de uma grande praça quadrangular, na qual desembocam nove ruas, via-se o templo, bem que de paredes de pedra e barro, mas muito grossas, e branqueadas de tabatinga; era voltada para o Norte, e nela se entrava por um alpendre de cinco arcos, sustentados por colunas de pedra branca e vermelha, rematada por uma vistosa balaustrada, e sobre uma gradaria da mesma pedra (da qual são também os frisos, cornijas e figuras), que coroava o frontispício, elevava-se a figura de São Miguel, e dos lados as dos seis apóstolos; a igreja é de três naves, de trezentos e cinqüenta palmos de comprido, e cento e vinte de largo, com cinco altares de talha dourada, e excelentes pinturas(...)"
Brasil tombou seu primeiro sítio em 1937 : as Ruínas de São Miguel, uma das antigas Missões dos Sete Povos no Rio Grande do Sul, símbolo de agregação territorial, união nacional e identidade do povo gaúcho.
E o que restou, se tornou Patrimonio Histórico Cultural em 1983.
Ponte Hercílio Luz (SC)
A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada a 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 819,471 metros, com 259 metros de viaduto insular, 339,471 metros de vão central e 221 metros de viaduto continental.
É considerado um patrimonico histórico de Santa Catarina, devido a sua história. Hoje, a ponte se encontra em reeconstrução, e tem sua " entrega " prevista para dia 13 de maio de 2012, ano em que completa seus 86 anos.